Técnicas de meditação para ansiedade

técnicas de meditação para ansiedade

Segundo uma pesquisa da OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que sofrem de ansiedade. Esse distúrbio afeta a vida de milhares de pessoas. Para combatê-lo, uma ótima opção é utilizar técnicas de meditação para ansiedade.

A ansiedade é extremamente prejudicial. Além de afetar a vida pessoal, ela também faz com que a pessoa fique limitada. Isso sem contar nas consequências no corpo. As técnicas de meditação para ansiedade são muito eficazes no caso de pessoas que sofrem de transtornos da mente, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico e podem ser usadas até mesmo para evitar crises.

Dicas para começar a meditação

1. Cuide da sua respiração

Procure uma posição confortável e feche os olhos. Concentre toda a sua atenção no ar entrando e saindo do corpo. Sinta ele passando pelo seu corpo e agindo no seu organismo. Isso ajudará a manter um ritmo cardíaco equilibrado e constante e a esvaziar a mente.

2. Mentalize a energia cósmica

Todo o universo está conectado pela energia cósmica. Uma das técnicas de meditação para ansiedade é mentalizar essa energia universal.

Sentado sobre as pernas ou na posição de lótus, feche os olhos e imagine uma luz vindo do alto e entrando no seu corpo. Sinta ela se espalhando por cada parte, começando pela cabeça e indo até as pontas dos pés. Deixe que ela retire todos os seus medos e frustrações.

3. Foque em um som

Nessa técnica, você apenas tem que repetir um som por um periodo de tempo, sem parar. O mantra “OM” é uma boa opção, mas não uma obrigatoriedade. Você pode repetir, por exemplo, uma frase motivadora “eu estou de bem comigo” ou usar outro mantra que goste. O importante é que seja uma frase positiva.

4. Coordene seus passos e sua respiração

Entre as técnicas de meditação para ansiedade está uma ensinada no budismo. Ela é ideal para situações do dia a dia. Basicamente, você deverá contar os seus passos ao mesmo tempo que manter uma respira ritmada.

Como a meditação pode ajudar a controlar a ansiedade?

Meditar é uma atividade benéfica para o corpo e mente. Além de estimular a produção de hormônios que geram bem-estar, ela auxilia o organismo a funcionar melhor e combate diversas doenças.

As técnicas de meditação para ansiedade estão sendo cada vez mais indicadas por especialistas da medicina alternativa. Isso porque, elas trabalham o controle do distúrbio de diferentes maneiras.

  • Controla o ritmo cardíaco, evitando palpitações e tremedeiras.
  • Estimula o cérebro a produzir hormônios que diminuem a ansiedade.
  • Promove o bem-estar.
  • Ajuda a eliminar as vibrações negativas.
  • Aumenta a autoestima.
  • Diminui o estresse.
  • Melhora o humor.
  • Estimula a conexão com o universo.

Por conta de todos esses benefícios, as técnicas de meditação para ansiedade têm se tornado cada vez mais populares. Além de serem benéficas para a mente, elas também fortalecem o corpo.

Lembre-se que para evitar a ansiedade você também precisa manter um estilo de vida saudável. Evite hábitos nocivos, como vícios, sedentarismo e má alimentação, isso só dificultaria o seu tratamento. Tenha uma alimentação equilibrada, pratique exercícios, durma bem e comece a meditar.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 0/5 (0 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Técnicas de meditação budista

O budismo é uma forma de vida que existe há muitos séculos, e cada vez mais pessoas se interessam por esse estilo de existir. Por conta disso, as técnicas de meditação budista têm se popularizado.

Técnicas de respiração para meditação

Saber como respirar adequadamente é fundamental para a arte de meditar, e é justamente por esse motivo que dominar as técnicas de respiração para meditação é tão importante para os praticantes dessa atividade.

Técnica de meditação mindfulness

técnicas de meditação mindfulness

A técnica de meditação mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, é um tipo de meditação e relaxamento muito popular. Tem como base os preceitos meditativos do Budismo

Técnicas de meditação para iniciantes

técnicas de meditação para iniciantes

Se você está procurando sair do estresse da rotina diária, as técnicas de meditação para iniciantes são ideais. Por meio delas, você conseguirá se desligar da correria do dia a dia e fortalecer o seu contato com o universo.