Técnicas de meditação budista

O budismo é uma forma de vida que existe há muitos séculos, e cada vez mais pessoas se interessam por esse estilo de existir. Por conta disso, as técnicas de meditação budista têm se popularizado.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ser um budista para poder aproveitar esse tipo de conhecimento. Hoje, é possível aprender esses métodos e praticá-los sem se deslocar até montanhas isoladas.

Mais do que uma forma de buscar autoconhecimento, as técnicas de meditação budista também trazem uma série de benefícios para o corpo. Não é à toa que elas se popularizaram.

Três técnicas de meditação budista que você precisa conhecer

Atualmente, existem várias técnicas de meditação budista. Cada uma delas segue um estilo diferente da religião. Contudo, nós separamos três que são mais fáceis de serem executadas por iniciantes.

1. A meditação Zen

É o a meditação feita no chão. Você pode praticá-la, diretamente no piso, ou, em cima de uma esteira ou almofada. Nela, você deve sentar em posição de lótus e cruzar as mãos.
Com as costas retas, feche os olhos e mentalize um ponto de energia. Ao mesmo tempo, inspire e expire lentamente, até que sua mente se conecte com o universo. No começo será difícil se concentrar, mas com a prática se tornará mais fácil.

2. A meditação Vipassana

Essa é outra das técnicas de meditação budista populares. Nela, a proposta é que você se concentre completamente na sua respiração. Para isso, você deve focar toda a sua atenção no movimento do ar entrando e saindo do seu corpo.
Sinta ele passando pelos seus órgãos e alimentando o seu sor. Dessa maneira, suas emoções e sensações ficarão mais evidentes.

3. A meditação da Consciência Plena

Nessa modalidade, você não se desconectará do mundo. O objetivo é se concentrar no presente. Ela tem como objetivo te ajudar a encarar a realidade, independente de como ela for.

Foque nas suas sensações, nos seus sentimentos e emoções. Tudo pode começar com uma almofada no chão ou uma cadeira, onde você vai sentar ereto e vai focar totalmente na sua maneira de respirar.

Essa é uma das técnicas de meditação budista que pedem que você sinta tudo, ao invés de esvaziar a sua mente. O grande diferencial dessa abordagem é que você estará consciente de tudo, e, por meio disso buscará a solução de problemas.

Como se preparar para meditar?

Apesar da meditação pode ser realizada a qualquer momento e local, é importante se preparar para ela. Lembre-se que esse processo busca te conectar ao universo, logo, é preciso seguir alguns passos:

  • Escolha um período do dia que você não tenha tarefas;
  • Coloque uma roupa confortável;
  • Encontre um local tranquilo e silencioso;
  • Desligue o celular para não ser interrompido;
  • Se ajuste em uma posição mais confortável. Se precisar, utilize um tapete, almofada ou cadeira;
  • Relaxe o seu corpo por meio da respiração.

Seguindo essas pequenas dicas, você conseguirá executar as técnicas de meditação budista com mais facilidade.

Você pode adaptar as técnicas de meditação budista para o seu estilo?

Sim, não a problema nenhum em adequar esses métodos para o seu estilo. Por exemplo, se você sente dificuldade de se concentrar apenas com a respiração, é possível utilizar músicas próprias para meditar.

Outro ponto importante é em relação aos limites físicos. Você não precisa forçar o seu corpo a posições que ele não se sente bem. Caso seja difícil ficar em lótus, uma alternativa é deitar no chão, ou, até mesmo, sentar em um sofá.

O mais importante das técnicas de meditação budista é que você se sinta à vontade. Por isso, sinta-se livre-se para adaptar os métodos.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 4/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Técnicas de respiração para meditação

Saber como respirar adequadamente é fundamental para a arte de meditar, e é justamente por esse motivo que dominar as técnicas de respiração para meditação é tão importante para os praticantes dessa atividade.

Técnicas de meditação para ansiedade

técnicas de meditação para ansiedade

Segundo uma pesquisa da OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que sofrem de ansiedade. Esse distúrbio afeta a vida de milhares de pessoas. Para combatê-lo, uma ótima opção é utilizar técnicas de meditação para ansiedade.

Técnica de meditação mindfulness

técnicas de meditação mindfulness

A técnica de meditação mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, é um tipo de meditação e relaxamento muito popular. Tem como base os preceitos meditativos do Budismo

Técnicas de meditação para iniciantes

técnicas de meditação para iniciantes

Se você está procurando sair do estresse da rotina diária, as técnicas de meditação para iniciantes são ideais. Por meio delas, você conseguirá se desligar da correria do dia a dia e fortalecer o seu contato com o universo.