Técnicas de meditação para iniciantes

técnicas de meditação para iniciantes

Se você está procurando sair do estresse da rotina diária, as técnicas de meditação para iniciantes são ideais. Por meio delas, você conseguirá se desligar da correria do dia a dia e fortalecer o seu contato com o universo.

É claro que elas não são fáceis no começo e vão te exigir muito esforço e muito foco. Contudo, com o tempo a prática te ajudará a chegar mais rapidamente ao estado de plenitude.

Para que você tenha sucesso ao meditar, é muito importante saber o que fazer para liberar a sua mente. Para te ajudar, nós separamos cinco técnicas de meditação para iniciantes.

5 técnicas de meditação efetivas para iniciantes

Se você está começando na arte de meditar não se preocupe. Esses cinco métodos são fáceis e práticos, e são ideais para quem está no início dessa jornada.

  1. Busque a posição ideal para você
    Você não precisa sentar em posição de lótus ou estender os braços para meditar. o ideal é que você se coloque em uma posição confortável. Procure uma que não canse as suas pernas, e te permita um controle maior dos movimentos. Se necessário, você pode também usar uma cadeira. O importante é manter a coluna reta.
  2. Foque na sua respiração
    A respiração tem um papel a mais do que oxigenar o organismo. É por meio dela que você conseguirá se focar na atividade. Comece inspirando e expirando de forma lenta, mantendo um ritmo. Conforme você se adapta, vá aumentando o tempo da respirada. Mantenha atenção plena na sua respiração.
  3. Use um mantra
    O mantra é uma das técnicas de meditação para iniciantes mais conhecidas. Ele irá te ajudar a se desligar das coisas ao seu redor e entrar em um nivel de vibração superior. Você pode usar o tradicional “OM” ou escolher outro mantra com o qual você se identifique.
  4. Foco em um som
    Essa técnica funciona de maneira parecida com o mantra. No entanto, o foco será o som de um objeto. Uma boa dica é utilizar o tic tac do relógio. Contudo, se você preferir, também é possível usar uma música calma e relazante.
  5. Mentalização
    A quinta dica é a de mentalização. Nela, você deverá imaginar em sua mente uma paisagem tranquila, como uma praia ou outro lugar que te traga aconchego. Mentalize você nesse local e foque sua atenção nas sensações que você está sentindo.

Benefícios da meditação

Ao contrário do que muitos pensam, as técnicas de meditação para iniciantes não trazem benefícios apenas para a mente. Elas também te ajudam a melhorar a saúde do corpo e a aumentar a qualidade de vida:

  • Melhoram o humor;
  • Ajudam a controlar a produção hormonal;
  • Combatem o estresse e ansiedade;
  • Melhoram a circulação sanguínea;
  • Diminuem o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas;
  • Aumentam a autoestima;
  • Combatem o envelhecimento precoce;
  • Liberam a energia do corpo;
  • Eliminam as vibrações negativas.

Por conta desses motivos, cada vez mais pessoas tem buscado a meditação como forma de ter uma vida mais saudável.

Em quais locais você deve meditar?

Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas. O ideal é que você busque um local calmo e tranquilo. Isso porque, ele irá te auxiliar a chegar ao estado de plenitude de maneira mais rápida.

Contudo, não há regra para isso. Se você quiser, pode meditar no seu escritório no horário do almoço. Mas para que a terapia tenha efeito, é essencial que você se desligue do mundo exterior. A meditação é conexão com seu interior. Por isso, ambientes isolados são os mais indicados para evitar distrações, principalmente para quem está começando.

Coloque em prática as técnicas de meditação para iniciantes e veja os efeitos positivos na sua vida.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 3.7/5 (3 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Técnicas de meditação budista

O budismo é uma forma de vida que existe há muitos séculos, e cada vez mais pessoas se interessam por esse estilo de existir. Por conta disso, as técnicas de meditação budista têm se popularizado.

Técnicas de respiração para meditação

Saber como respirar adequadamente é fundamental para a arte de meditar, e é justamente por esse motivo que dominar as técnicas de respiração para meditação é tão importante para os praticantes dessa atividade.

Técnicas de meditação para ansiedade

técnicas de meditação para ansiedade

Segundo uma pesquisa da OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que sofrem de ansiedade. Esse distúrbio afeta a vida de milhares de pessoas. Para combatê-lo, uma ótima opção é utilizar técnicas de meditação para ansiedade.

Técnica de meditação mindfulness

técnicas de meditação mindfulness

A técnica de meditação mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, é um tipo de meditação e relaxamento muito popular. Tem como base os preceitos meditativos do Budismo