Técnica de meditação mindfulness

técnicas de meditação mindfulness

A técnica de meditação mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, é um tipo de meditação e relaxamento muito popular. Tem como base os preceitos meditativos do Budismo

Basicamente, ela busca estimular o equilíbrio do corpo e da mente, e assim melhorar a sua qualidade de vida. Contudo, durante a prática você está plenamente consciente do aqui e do agora, das suas sensações e sentimentos.

Você se coloca a disposição de explorar tudo aquilo que está te afetando, mas sem se envolver em julgamentos e emoções. Assim, fica mais fácil localizar soluções, e se sentir pleno consigo mesmo.

Em quais momentos você pode aplicar a meditação mindfulness?

Um dos grandes diferenciais da técnica de meditação mindfulness é que você pode aplicá-la em diferentes momentos da sua rotina diaria, tais como:

  • Caminhando;
  • Comendo;
  • Na pausa para o almoço;
  • Durante o trajeto para o trabalho;
  • No banho;
  • Antes de dormir, entre outras situações.

Isso é possível por que o foco dessa abordagem é a consciência durante a meditação. Por conta disso, você não precisa de um local isolado para praticar, basta focar toda a sua atenção na contemplação.

Como aplicar a técnica de meditação mindfulness

Com alguns passos simples, é possível focar a atenção e meditar em qualquer lugar. Veja como:

1. Escolha o melhor momento do seu dia

Reserve meia hora do seu dia para aplicar essa prática. Ela deve ser um momento em que você se sinta mais a vontade para focar a sua atenção. Pode ser, por exemplo, antes de dormir.

2. Se concentre na respiração

Escolha uma posição confortável para aplicar a técnica de meditação mindfulness. Pode ser em pé ou sentado, o que for melhor para você. Comece a focar a sua atenção na sua respiração, sentindo como entra pelas suas narinas e se espalha pelo corpo.

3. Foque em coisas próximas

Ao contrário de outras técnicas, você não focará sua atenção em coisas do universo. Na verdade, o seu foco será em acontecimentos do seu dia a dia. Mesmo os atos aparentemente irrelevantes, como por exemplo o seu banho matinal podem ser levados em conta.

4. Explore os acontecimentos

Agora que a sua atenção está totalmente focada, comece a explorar os acontecimentos do seu dia a dia. Por exemplo, se você brigou com um ente querido, pense no que levou você a discussão. É importante entender que você não deve focar nas emoções ou em julgar. O seu objetivo é analisar os fatos que levaram até o evento, e buscar uma maneira de solucionar tudo.

5. Saiba a hora de parar

Não adianta querer realizar a técnica de meditação mindfulness durante horas seguidas para tentar resolver tudo de uma vez só. Dedique apenas alguns minutos, no máximo uma hora, para esse momento. É muito mais importante você ser constante e praticar o Mindfulness com frequência.

Qual o objetivo dessa técnica de meditação?

A meditação mindfulness existe para que você consiga relaxar e explorar seus problemas de forma consciente. Isso porque, nós rendemos melhor e nos sentimos bem quando deixamos nossos assuntos resolvidos.

No começo você se sentirá certa dificuldade com o método. Estamos habituados a nos deixar levar por emoções e julgamentos. Contudo, é apenas com a prática diária que você irá se adaptar e sentir os reais benefícios da técnica.

Lembre-se, o objetivo dessa prática não é achar culpados. Na verdade, é justamente entender os fatos que levaram aos acontecimentos da sua vida e aceitá-los de maneira plena.

Por conta disso que a técnica de meditação mindfulness é tão eficaz. Mais do que uma forma de proporcionar o equilíbrio físico e mental, ela irá melhorar o seu relacionamento consigo mesmo e as pessoas ao seu redor.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Técnicas de meditação budista

O budismo é uma forma de vida que existe há muitos séculos, e cada vez mais pessoas se interessam por esse estilo de existir. Por conta disso, as técnicas de meditação budista têm se popularizado.

Técnicas de respiração para meditação

Saber como respirar adequadamente é fundamental para a arte de meditar, e é justamente por esse motivo que dominar as técnicas de respiração para meditação é tão importante para os praticantes dessa atividade.

Técnicas de meditação para ansiedade

técnicas de meditação para ansiedade

Segundo uma pesquisa da OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que sofrem de ansiedade. Esse distúrbio afeta a vida de milhares de pessoas. Para combatê-lo, uma ótima opção é utilizar técnicas de meditação para ansiedade.

Técnicas de meditação para iniciantes

técnicas de meditação para iniciantes

Se você está procurando sair do estresse da rotina diária, as técnicas de meditação para iniciantes são ideais. Por meio delas, você conseguirá se desligar da correria do dia a dia e fortalecer o seu contato com o universo.