Técnicas de respiração para meditação

Saber como respirar adequadamente é fundamental para a arte de meditar, e é justamente por esse motivo que dominar as técnicas de respiração para meditação é tão importante para os praticantes dessa atividade.

É por meio do controle do oxigênio que você conseguirá entrar no estado de plenitude. Além disso, a oxigenação correta tem papel fundamental no funcionamento do organismo.

Por conta disso, é essencial saber algumas técnicas de respiração para meditação. Somente por meio delas que você conseguirá se desligar dos problemas exteriores, e se conecta ao universo.

4 técnicas incríveis de respiração para meditação

Para te ajudar a meditar de forma mais eficiente, nós separamos quatro técnicas de respiração para meditação. Cada uma delas tem uma dinâmica diferente, que você pode utilizar durante suas sessões.

1. A igualdade de respiração

O objetivo é inalar e respirar a mesma quantidade de ar. Comece inspirando contando de 1 a 4, e repetindo a contagem ao expirar. Repita os movimentos de forma a acostumar o seu diafragma.
Conforme você se sinta mais seguro, é possível acrescentar mais números. Posteriormente, você também pode prender a respiração antes de inspirar e expirar.

2. O sopro do oceano

Es técnicas de respiração para meditação mais conhecidas. Você irá trabalhar o controle da posição do ar. Você deve inspirar pelo nariz e prender o ar na sua garganta. O movimento se parecerá com as ondas do oceano. Ao expirar, solte o ar pela boca.
Essa técnica, além de ajudar o sistema nervoso, também massageia o esôfago e o baço.

3. A respiração luminosa

Sente de forma que suas mãos fiquem sobre os joelhos. Em seguida, direcione o seu umbigo até a sua coluna. em paralelo, você deve contrair os lábios emitindo um som alto e chiado.

A inspiração começara por conta própria. Você deve repetir o processo por pelo menos um minuto. Essa é técnicas de respiração para meditação que irá auxiliar na oxigenação do organismo, bem como no relaxamento da mente.

4. A respiração do Leão

Abra a boca o máximo que puder e expire fazendo o som de “ah”. Olhe para cima, mas apenas com os olhos. Mantenha a sua cabeça no lugar. Ao inspirar, utilize o nariz e volte a repetir o movimento.

Como a respiração influencia na meditação?

As técnicas de respiração para meditação têm um papel fundamental. Elas não só irão te ajudar a se concentrar melhor, como acelerarão o processo de relaxamento. Assim, você chegará a plenitude mais rapidamente.

A oxigenação também interfere no funcionamento da mente. Quando respiramos de forma mais lenta, nosso cérebro tende a relaxar, eliminando todas as vibrações negativas e sensações nervosas.

Por conta disso, uma das dicas para quem sofre com ansiedade é treinar o seu jeito de respirar. Alguns poucos minutos de respiração controlada pode tirar uma pessoa de uma crise.

Benefícios da respiração no corpo e mente

As técnicas de respiração para meditação não só ajudam na hora de meditar, como tem uma série benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Confira abaixo alguns deles:

  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Ajuda na purificação do corpo;
  • Melhora o humor;
  • Auxilia na produção de hormônios;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Controla o ritmo cardíaco;
  • Diminui o risco de doenças no coração;
  • Gera bem-estar.

Esses são alguns dos efeitos gerados pelas técnicas de respiração para meditação. Por isso, se você deseja melhorar a sua qualidade de vida, comece a meditar hoje mesmo. Os resultados irão te surpreender.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 0/5 (0 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Técnicas de meditação budista

O budismo é uma forma de vida que existe há muitos séculos, e cada vez mais pessoas se interessam por esse estilo de existir. Por conta disso, as técnicas de meditação budista têm se popularizado.

Técnicas de meditação para ansiedade

técnicas de meditação para ansiedade

Segundo uma pesquisa da OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que sofrem de ansiedade. Esse distúrbio afeta a vida de milhares de pessoas. Para combatê-lo, uma ótima opção é utilizar técnicas de meditação para ansiedade.

Técnica de meditação mindfulness

técnicas de meditação mindfulness

A técnica de meditação mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, é um tipo de meditação e relaxamento muito popular. Tem como base os preceitos meditativos do Budismo

Técnicas de meditação para iniciantes

técnicas de meditação para iniciantes

Se você está procurando sair do estresse da rotina diária, as técnicas de meditação para iniciantes são ideais. Por meio delas, você conseguirá se desligar da correria do dia a dia e fortalecer o seu contato com o universo.